Santa Catarina Avança na Educação Especial e Incentiva Formação de Professores com Apoio de Referência Nacional

Florianópolis, SC – A educação especial em Santa Catarina vive um momento de consolidação e inovação. Com uma das redes mais organizadas do país, o estado tem promovido ações contínuas para ampliar o acesso e qualificar o atendimento educacional especializado (AEE), alcançando mais de 60 mil estudantes público-alvo da educação especial, segundo dados atualizados da Secretaria de Estado da Educação (SED-SC).
Além da estrutura física com salas de recursos multifuncionais em centenas de escolas estaduais, Santa Catarina tem investido em um pilar fundamental para o sucesso da inclusão: a formação dos professores. É nesse contexto que o trabalho da especialista Luana Cristina Sardinha Bezerra vem ganhando destaque entre educadores catarinenses.
Luana é educadora, consultora pedagógica e autora do livro “Práticas: Caminhos para a Educação Especial”, que vem sendo adotado em diversas formações promovidas por secretarias municipais de educação, especialmente nas regiões Sul e Oeste de Santa Catarina. A obra oferece orientações práticas e estratégias pedagógicas eficazes para o trabalho com alunos com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação.
“A escola inclusiva só acontece de verdade quando o professor se sente preparado e respeitado. A formação é o motor dessa transformação”, explica Luana. “Santa Catarina tem dado passos importantes nesse sentido, com políticas que integram planejamento pedagógico e apoio técnico.”
O diferencial da abordagem defendida por Luana está na união entre experiência de sala de aula, fundamentação teórica e sensibilidade para realidades diversas — incluindo as das escolas rurais, indígenas e de zonas de difícil acesso, como ainda existem em partes do estado.
Em suas formações, ela propõe uma prática pedagógica centrada no respeito à singularidade de cada aluno, no uso de tecnologias assistivas e na criação de ambientes de aprendizagem colaborativos e acessíveis. “A inclusão não é sobre adaptar o aluno à escola, mas sobre adaptar a escola ao aluno. Isso exige planejamento, criatividade e compromisso”, destaca.
Santa Catarina tem sido reconhecida por iniciativas inovadoras, como a produção de materiais didáticos acessíveis, programas de formação continuada online e híbrida, e parcerias com instituições de ensino superior para apoiar a formação especializada. O trabalho de Luana complementa essas ações ao oferecer suporte direto ao professor que está no chão da escola.
“Vejo em Santa Catarina um compromisso real com a inclusão, e isso me motiva a contribuir com o que vivi, estudei e continuo aprendendo com tantos educadores pelo Brasil”, afirma a autora.
A atuação de Luana Cristina Sardinha Bezerra, aliada aos investimentos realizados pelo estado, reforça o papel de Santa Catarina como modelo de inclusão educacional com responsabilidade, técnica e sensibilidade social.
O livro “Práticas: Caminhos para a Educação Especial” pode ser adquirido em livrarias físicas e plataformas digitais.